10 de novembro de 2010

dicas de saias

O verão já tá aí e todo mundo quer comprar roupa nova: vestidos, saias, bermudas e bikinis.
Eu adoro mostrar as pernas no inverno e no verão. A facilidade do inverno é que com meia-calça, não existe pernas feias. Já no verão, é bom se cuidar um pouco.
Além das pernas, cada corpo tem um formato, que pede caimentos de roupa diferentes. O bom da saia é que ela é democrática, tem um modelo bom pra cada tipo de corpo. Então vamos lá, né?

Mini-Saia
Uma das peças mais revolucionárias do século passado tem regras simples: mostrar as pernas, sem ficar vulgar. O que deixa uma mini-saia vulgar? 1) Quando ela é curta demais (também conhecida como micro-saia ou cinto!), 2) quando a blusa é decotada demais e 3) quando uma ou as duas peças estão justas demais.
Quanto ao "curta demais" isso é bem relativo. Vai muito mais do evento do que da peça de roupa. Uma saia pode ser curta demais para ir ao trabalho, por exemplo, mas pra balada não. Lembrar sempre do conforto também, é claro!
Balancear é a palavra-chave das saias: quando a parte de cima é mais colada, saia mais folgada. Quando a blusa é mais solta, saia justinha. E isso também vale para o que mostrar. O sensual não é expor tudo de uma vez: se as pernas estão à mostra (no caso da mini-saia, SUPER à mostra), o decote tem que ser mais contido. Isso não é só uma regra chata da moda, isso afeta como as pessoas te percebem. A primeira impressão que nós passamos é através da imagem (roupas, maquiagem, cabelo, acessórios,...). Então mesmo que você tenha o corpo mais maravilhoso do planeta, ou pernas, ou decote. OPTE!
Não são só as magrinhas que podem usar mini-saia, não! Mas tem que ter confiança pra usar, porque todo mundo vai ficar olhando. Se você estiver com a combinação certa, se a roupa estiver caindo bem (não adianta se espremer numa roupa 3 tamanhos menor), não tem erro. E a maioria das mulheres acha que está acima do peso, quando está perfeitamente normal. Homem gosta de ter o que apertar, quem gosta de osso é cachorro!
Para quadris mais largos, uma saia que define linhas verticais é boa, como as saias plissadas. Mas tem que tomar cuidado com o volume que ela faz. Já pra ombros mais largos que quadris, as saias com camadas ajudam a criar a forma de ampulheta do corpo.
Mini-saias para todos: babados pra criar volume, plissados para diminuir.

Saia Evasê
Esse é meu tipo favorito de saia, que pode ser usado no verão ou no inverno numa boa e dá certo pra todo mundo! Especialmente pra quem, como eu, está acima no peso ideal (de acordo com o médico, não com essas revistas malucas!). As donas de quadris largos e coxas grossas podem respirar aliviadas, porque essa saia equilibra a forma do corpo, afinando a cintura, inclusive. E o mais sensacional é que cintura alta está em alta (trololo!), então quem está com aquela barriguinha chata também pode usar.
Com cintura alta, regatas ou camisetas bem justas, por dentro da saia.
Com cintura baixa, regatas ou camisetas justas, por fora da saia.
Quanto mais leve o tecido, mais cara de verão tem a saia. Quando o tecido é mais pesado ou mais estruturado, a saia tem mais cara de inverno. Mas na meia-estação dá pra jogar uma saia leve com meia-calça, por exemplo. (cuidado com o efeito Marilyn Monroe dos tecidos leves!)
A única cautela a se ter com esse modelo é o comprimento. Se ela ficar abaixo do joelho, o caimento perde a beleza e achata totalmente a pessoa. Fora isso, ela é super sensual e elegante.
Saia Evasê: cintura alta ou baixa, curta ou comprida. Só cuidado com o vento, Marilyn!

Modelos complicados: Balonê, Lápis e Tulipa
Esses modelos de saia são PROIBIDOS para quem acha que tá gorda. Quadril largo então, fuja! Corra sem olhar pra trás! As saias tulipa mostram tudo (olhem só essa preta aqui na montagem), então quem não tem quadril ou bunda e quer fingir que tem, é uma boa pedida. Assim como a balonê, que cria um volume no quadril, e ainda deixa as pernas lindas. Infelizmente, não é pro bico da maioria das brasileiras.
A saia lápis é uma saia reta, mas também é difícil de se usar. Ela não cria volume (por isso não é boa para as magrinhas), nem disfarça o volume (por isso não é boa pras curvilíneas). Mas como ela marca a silhueta, é recomendada pra quem tem o corpo super ampulheta, sem gordurinhas fora do lugar. Mais ou menos como a tulipa.
Balonê, Lápis e Tulipa: magrinhas podem abusar!

O verão tá me deixando super animada, apesar do tempo feio aqui de Curitiba. Ainda vou falar de vestidos, bermudas, bikinis, batas, sandálias... O que der na telha!
Mas enquanto isso, vão e mostrem as pernas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário